A Paróquia Santa Luzia agradece a sua visita.

10 de dezembro de 2011

A Luz do mundo


Existe o perigo da pessoa viver na escuridão, numa vida sem perspectiva e esperança. Quem está nestas condições ficou inativo e sem ânimo para produzir e fazer o bem.

Está chegando o Natal, em que a Palavra de Deus se torna carne e toma a forma humana em Jesus Cristo. É a Luz que vem brilhar capacitando-nos para uma vida nova, reerguendo nossas cabeças.

A luz de Deus brilha nas trevas, nos corações escurecidos e dá sentido de vida para o mundo penetrando, com profundidade, nos corações das pessoas. Essa luz é o próprio Jesus Cristo anunciado por João Batista.

João, testemunhando Cristo, teve uma postura firme contra as artimanhas das autoridades do tempo, que lhe custou o martírio. Com isto ele tornou-se um sinal de luz muito forte para as primeiras comunidades cristãs. Ele foi motivo de ânimo para os desanimados.

Numa visão de Igreja missionária, todo cristão deve dar testemunho da luz. Não apenas sombra, mas reflexo de Cristo, como acolhida do dom da fé no Messias verdadeiro, sendo igual João Batista, "a voz que clama no deserto: endireitai o caminho do Senhor".

Muita gente não consegue enxergar, no Natal, o nascimento de Deus. Não é simplesmente um dia de festa, mas de abrir caminho para um novo mundo. Isto supõe acolher e aderir às propostas que são próprias do Reino de Deus, de mudança de vida.

Como no tempo do nascimento de Jesus, hoje também temos condição social que exige transformação. Há muitos pobres, pessoas de corações feridos e oprimidos. Deus vem para proclamar a liberdade e exigir vida equilibrada e digna para todos.

Natal é proclamar o tempo da graça do Senhor e de uma sociedade justa, que não se conforma com a existência de pessoas excluídas. Jesus foi sempre comprometido com a vida em abundância. Significa a utopia do novo mundo, de justiça e paz.

O nascimento de Jesus é a chegada de uma pessoa ilustre. Mesmo num mundo hostil, Ele vem dizer: "Guardai-vos de toda espécie de mal". A vida é sempre uma vigilância.


Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto.