A Paróquia Santa Luzia agradece a sua visita.

13 de julho de 2012

Liturgia do 15º Domingo Comum

15º Domingo Comum - Ano B

15 de julho de 2012
05/07/2012



A missão dos doze discípulos

Neste 15º domingo do tempo comum, retomamos a reflexão do chamado vocacional, iniciada no domingo passado. Que a reflexão que fazemos aqui, nos leve a celebrar dignamente a eucaristia, ajudando os irmãos e irmãs que participam de nossas celebrações a descobrirem sua vocação na Igreja e no mundo. 

- Evangelho de Marcos 6, 7-13: No Evangelho de hoje, vemos Jesus que envia os apóstolos dois a dois, e lhes confere o poder sobre os espíritos impuros.  
No Evangelho de Marcos, vemos que o ensino de Jesus não é tanto com palavras, mas sim com o próprio testemunho de vida. Com seu "ensino", Jesus prepara os discípulos para em seguida, enviá-los em missão. 
Testemunho e envio estão intimamente ligados. Após o envio, os discípulos "saíram para proclamar". Contudo, a proclamação é acompanhada de gestos concretos de libertação. 
Marcos destaca o poder sobre os espíritos impuros. É o espírito da sinagoga que dominava um homem, tendo sido este libertado por Jesus.  
Jesus, progressivamente, inclui os discípulos no seu ministério e os adverte para não levarem nada consigo. Além de não ficarem presos às coisas materiais, o despojamento deles significa o testemunho da confiança na bondade humana. 
Confiança na acolhida e na capacidade de partilha de cada um. Este ato de entrega e confiança liberta nas pessoas seu potencial de acolhida, solidariedade e amor. 
O missionário, de maneira profética, denuncia a opressão e a violência dos poderosos, como o profeta Amós, na primeira leitura. 
E anuncia a projeto de Deus, de nos adotar como filhos, nos comunicando sua vida através da encarnação de seu Filho, Jesus, como vemos na segunda leitura.  
A ação missionária, restaurando nas pessoas sua dignidade e capacidade de amar, as liberta da opressão, dando-lhes sentido à vida.  
Nossa diocese está se preparando para a semana missionária, que acontecerá em Ilha Solteira e Itapura, de 25 a 29 deste mês. É uma experiência muito rica, que nos leva a experimentar o que os discípulos experimentar ao serem enviados por Jesus.  
Vamos nós também, nos dispor a sair do nosso conforto e comodismo e confiar na graça de Deus, presente nas pessoas que nos acolherão durante a semana. E vamos partilhar com elas a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, assumindo a missão que Ele nos confia. 

Algumas dicas para nossa liturgia. A cor da liturgia é a verde. 
Nesta liturgia, vamos lembrar que dia 14 de julho, a Igreja faz memória de São Camilo de Léllis, protetor dos enfermos. Nas preces, vamos incluir os doentes de nossas comunidades e rezar também pela Pastoral da Saúde, que inspirada em São Camilo cuida da vida e saúde de nosso povo. 
A origem da vocação está em Deus. É Deus que chama, que convoca homens e mulheres convidando-os a se aliarem a Ele para que o projeto divino aconteça entre nós. Ao homem e à mulher cabem a resposta de aceitar ou recusar o convite. 
Na celebração somos convidados e enviados a evangelizar. Sugerimos um espaço simbólico com um globo terrestre ou um mapa mundi, com várias setas com inscrições que lembram o Evangelho. Ide evangelizai, Eu te envio, Ide e proclamai e outras...  
Procissão de entrada como de costume: leitores, acólitos e o presidente da celebração. Leva-se à frente a cruz processional, ladeada por duas velas. Neste dia pode entrar o mapa e algumas pessoas carregando as setas.  
O mapa será colocado num lugar preparado com antecedência, de maneira que não atrapalhe a visão do presbitério.  
Liturgia Eucarística: Dentre os prefácios do Tempo Comum do Missal Romano, um dos mais adequados para esta celebração é o VI “o mistério da salvação em Cristo”. 
Cuidar para que os avisos finais sejam transmitidos com clareza e objetividade. Que eles sejam dados com ênfase e não apenas lidos. 

Sugestões de cantos para a celebração:
Entrada 82 ou 85
Ato penitencial: 112 ou 113
Glória: 123 ou 136
Salmo: Do lecionário
Aclamação: 335 ou 334
Ofertas: 418 ou 421
Santo: 446 ou 448
Comunhão: 568 ou 565
Envio: 616 ou 619 
Concedei, ó Deus ao povo cristão conhecer a fé que professa e amar a liturgia que celebra. Por Cristo nosso Senhor. Abençoe-nos o Deus todo poderoso, Pai Filho e Espírito Santo. Amém!